Quando procurar um psicólogo? Sinais que você deve prestar atenção



Existem algumas situações embaraçosas na vida de certos pacientes que os fazem refletir sobre os seus tipos de comportamentos se estão de acordo ou não. É nesse momento que surge aquela dúvida de quando procurar um psicólogo não é mesmo?!


Acontece, que o momento certo para marcar uma consulta com esse tipo de especialista é quando você percebe que alguns hábitos adotados em seu cotidiano estão sofrendo uma certa intensidade que podem estar te atrapalhando, tanto fisicamente como emocionalmente.

Com isso, começa o aumento das preocupações, o que acaba ocasionando certas angústias desnecessárias que implicam negativamente na sua qualidade de vida.

Geralmente, isso acontece em momentos difíceis ou frente a alguns problemas que possam parecer de difícil solução, na qual o faz pensar na possibilidade de procurar por um psicólogo, mas o que acaba muitas vezes o impedindo é o medo, a vergonha, o desconhecimento ou até mesmo por querer acreditar que não tem necessidade de alguma ajuda.

É nessa hora que muitos pacientes acabam enganando a si mesmos, imaginando que seus comportamentos estranhos é algo passageiro e que isso logo vai passar. Mas, com o passar do tempo percebem que isso não é realmente o que acontece e começam a refletir e buscar a ajuda de um psicólogo é a melhor solução.

A seguir, veja alguns sinais de que você deve procurar uma clínica de psicologia.

Emoções com muita intensidade

Se você está tendo que lidar com emoções com muita intensidade a todo o momento é um sinal de que algo não anda bem. Independente se for tristeza, paixão, raiva ou irritação, tudo que é vivido de maneira intensa pode atrapalhar sua qualidade de vida e talvez seja hora de buscar ajuda de um psicólogo.

Geralmente, o agravamento destes sentimentos ocorre quando não conseguimos adequar os “desejos” com a realidade que nos rodeia, de tal modo que lentamente a intensidade do nosso descontentamento aumenta e implica em nosso cotidiano de forma negativa.

Às vezes o motivo de estar passando por esse tipo de comportamento que o fez perder o controle pode estar relacionado a algo pessoal, profissional ou familiar e uma das formas de descobrir isso é saber identificar os acontecimentos que despertam esta emoção negativa.

Situação traumática

Todos passam por algum tipo de situação traumática na vida que estão ligadas a morte na família, divórcios, desempregos ou até mesmo doenças graves que afetam profundamente as pessoas envolvidas.

Tais situações causam distanciamento, depressão, problemas de insônia, falta de concentração no trabalho e estudo. Isso porque, o ser humano muitas vezes não está preparado para lidar com aquele tipo de trauma e o grande medo que o rodeio é ter que passar por tudo aquilo novamente.

Esse tipo de pensamento causa angústia e tristeza, o que faz enxergar a vida de uma forma diferente e como um grande desafio. E nessa situação, não buscar o auxílio de um psicólogo, pode agravar ainda mais o quadro, levando o paciente até uma depressão profunda.

Portanto, não espere que seu problema evolua e marque uma consulta com o especialista para te ajudar a lidar melhor com a situação, a fim de superar o trauma.

Sintomas de doenças não diagnosticadas

Você já deve ter ouvido falar que o corpo tem o poder de falar e que muitas vezes, dores de cabeça, de estômago, gripes e resfriados ou dores repentinas sem motivo aparente podem ser sinais de problemas emocionais não resolvidos.

Além do que o estresse, a depressão e ansiedade são consideradas doenças que podem afetar o estado emocional de qualquer paciente, deixando-os frustrados a ponto de passar por alterações de humor, tristeza, solidão ou isolamento social.

Quando não, estão constantemente em alerta com medo de algo, como taquicardia ou palpitações no peito, tensão muscular, entre outras sensações de desconforto físico que normalmente estão ligadas a problemas de ansiedade.

Todos esses sintomas quando não diagnosticados, poderão evoluir para uma fobia social ou até mesmo uma síndrome do pânico, por isso a importância de marcar uma consulta com um psicólogo para relatar sobre todos eles.

Válvulas de escape com frequência

As válvulas de escape é o nome dado a tipos de comportamentos que não são indicados por nenhum profissional, na qual servem para tentar “remediar” a situação considerada embaraçosa ou estressante.

Resumindo, o grande erro cometido pelos pacientes é pensar que o consumo excessivo de bebidas alcóolicas ou até mesmo drogas serão a solução de todos os seus problemas enfrentados.

E tais comportamentos são um problema sério que precisa de uma intervenção imediata para não tornar a pessoa dependente, de maneira que traga grandes prejuízos à sua saúde, integridade física, comportamental ou social.

Ideias fixas para aliviar ou eliminar determinadas dores

Sentir aquela intensa necessidade de algum hábito de higiene como lavar as mãos ou ainda a vontade deitar e dormir e nunca mais acordar devido alguma experiência que ocasionou certa frustração, são apenas alguns sinais de que precisa procurar um psicólogo.

Isso porque, muitas pessoas pensam que buscar formas para aliviar ou eliminar a dor insuportável de uma perda, ou ainda de neutralizar pensamentos indesejáveis será a alternativa ideal para acabar com o desconforto.

Perda de interesse em coisas que antes eram como hobby

Sabemos que é comum as pessoas mudarem com o passar do tempo, seja em relação a costumes, gostos e atitudes que antes não praticava, até aqui tudo bem.

Porém, é preciso tomar cuidado ao observar que seus hobbies, atividades e hábitos que antes lhe traziam prazer agora não lhe interessam mais, ou seja, você perdeu o interesse por tudo aquilo que gostava.

Isso está diretamente relacionado com a motivação, portanto, se você vive um momento em que nada lhe agrada, certamente há algo errado e o ideal é procurar por uma clínica de psicologia, de maneira que trabalhe questões pessoais que estão implicando no descontentamento.

Desânimo constante

É normal ter aquele dia de desânimo, na qual parece que a preguiça te impede de fazer tudo o que precisa, porém, preste atenção se isso acontece de vez e nunca ou todo momento. Caso isso esteja acontecendo com frequência, avalie a necessidade de buscar ajuda para não tornar isso algo vicioso.

Problemas nos relacionamentos

Existem certos problemas nos relacionamentos que podem trazer danos e prejuízos quando ultrapassam os limites do respeito e de uma boa convivência dentro de uma relação.

Características de impulsividade e/ou manipulação, agressividade e controle, por exemplo, são demonstrados de forma recorrente na relação, tanto por parte de quem sofre a agressão quanto de quem agride, são sinais de que você necessita do apoio de um psicólogo para ajudá-lo a construir relações mais saudáveis e respeitosas.

Comentários