Depressão pós-parto | Causas, sintomas e o que fazer para evitar



Com o nascimento do bebê a rotina dos pais mudam completamente, principalmente da mãe, que passa a maior parte do tempo com o recém-nascido. A mistura de emoções e descobertas são tão grandes, que muitas encontram certas dificuldades para lidar com tais novidades, desencadeando a depressão pós-parto.

Tal transtorno de humor que afeta mulheres após o parto surge através de inúmeros fatores físicos e emocionais, ocasionando sentimento de tristeza, ansiedade e exaustão, interferindo na capacidade de cuidar de do seu filho. Veja a seguir os principais sintomas e como evitar esse tipo de transtorno.

Sintomas da Depressão pós-parto

Geralmente, os sintomas deste tipo de depressão que afeta as mães são percebidos logo após o nascimento, quando a mulher apresenta baixa autoestima e não se sente capaz de cuidar de si e do bebê.

Dentre os sinais da depressão pós-parto, podemos incluir: tristeza constante; sentimento de culpa; desânimo e cansaço extremo; pouco interesse pelo bebê; incapacidade para cuidar de si e do bebê; medo de ficar sozinha; falta de apetite; falta de prazer nas atividades diárias e dificuldade para pegar no sono.

Embora seja comum nos primeiros dias e até ao primeiro mês de vida do bebê, a mulher apresentar alguns sintomas desses tipos, devido adaptação às necessidades do bebê e às mudanças na sua vida.

Porém, quando os sintomas de depressão pós-parto se mantêm por 2 semanas ou mais, é aconselhável consultar uma psicóloga em Vitória – ES para avaliar a situação e iniciar o tratamento adequado.

Mas, afinal, o que causa a depressão pós-parto?

O que de fato acontece, é que não existe uma causa específica para a depressão pós-parto, que podem envolver desde fatores físicos, emocionais e até mesmo o estilo de vida da mulher.

Mudanças físicas

Após o nascimento do filho, a vida da mulher muda completamente, na qual, ocorre uma queda dramática nos hormônios estrogênio e progesterona, e essas mudanças por si só podem contribuir para um quadro de depressão pós-parto.

Além disso, outros hormônios produzidos pela glândula tireoide também podem cair bruscamente, o que pode aumentar o cansaço, sensação de tristeza e alterações de humor.

Fatores emocionais

Os fatores emocionais também podem influenciar no surgimento da depressão pós-parto, isso porque, quando você está privado de sono e sofrendo algum tipo de estresse ou pressão psicológica, você pode ter problemas para lidar com situações do dia a dia.
Diante dessa situação, a mulher pode se sentir menos atraente ou sentir que perdeu o controle sobre sua vida.

Estilo de vida

Outro fator que contribui para a depressão pós-parto é o estilo de vida, ou seja, recém-nascidos que exigem um cuidado redobrado em relação ao sono e cólicas, além da dificuldade de amamentação, filhos mais velhos com ciúmes, problemas financeiros, falta de apoio do parceiro ou de outros entes queridos.

Como prevenir a depressão pós-parto

Tenha uma boa alimentação

Existem várias medidas que podem ser tomadas para tentar prevenir a depressão pós-parto e uma delas é ter uma boa alimentação. Portanto, procure alimentar-se de forma equilibrada, preferencialmente, antes, durante e após a gravidez faz muito bem ao organismo e quanto mais saudável você estiver, menor a chance de apresentar depressão.

Faça exercícios físicos

Realizar atividades físicas traz grandes impactos positivos na vida das pessoas, principalmente para quem sofre de depressão. Isso porque, ao praticar exercícios físicos, ocorre liberação de endorfina, um hormônio relacionado a sensação de bem-estar, e de dopamina, envolvida no controle de movimentos, emoções, humor e memória.

Evite o perfeccionismo

Independente mães de primeira viagem ou as mais experientes, a chegada de um filho traz uma sério de preocupações, que as vezes, em busca do perfeccionismo acabam exagerando em certas atitudes.

No entanto, é importante lembrar que a cada descoberta acontece um novo aprendizado e com o tempo tudo vai se encaixando, portanto, não culpe se as coisas não correrem exatamente como você imaginou, aprenda a aceitar seus limites e respeitar seu corpo e mente.

Tenha apoio da família

O apoio da família e amigos também é essencial nesse período, pois ajuda a reduzir o estresse, diminuindo a chance de desenvolver a depressão pós-parto.

Por isso, tanto durante como após a gravidez, procure manter-se próxima de quem te faz bem e avise que você pode passar por períodos difíceis após dar à luz. Aproveite e converse com outras mães e troce experiência, para ver a forma como elas lidam com as dificuldades.

Prepara-se psicologicamente para as mudanças

Antes mesmo do nascimento do recém-nascido, procure preparar o seu psicológico para todas as mudanças que irão ocorrer. Afinal, além das preocupações, seu corpo e sua rotina também estarão em fase de mudança.

Saiba que isso irá acontecer e busque encarar essas mudanças com bom humor. É essencial que seu parceiro ou parceira também esteja ciente e preparado para isso.

Saiba separar um tempo para você

Embora sabemos o quanto é difícil tentar separar um tempo exclusivamente para cuidar de você, tal atitude é fundamental para seu maior bem-estar.

Até porque, o nascimento de um filho não pode estar associado a perda de sua individualidade, é essencial que você tenha momentos só seus. Por isso, deixe ele sob os cuidados de alguém que você confia e reserve um tempo para relaxar, refletir e aprender a delegar tarefas,

Comentários