Toda criança vive constantemente em um mundo de descobertas e
transformações em contato direto com o desconhecido. E é nessa fase que muitas
atitudes devem ser observadas para ver a necessidade de seu filho(a) precisar
da psicoterapia infantil.
Isso porque, é nesse período que as crianças colocam a
criatividade em ação, na qual os famosos “monstros imaginários” podem provocar
mudança no comportamento delas.
Tais atitudes, fazem muitos pais questionarem se é um bom
momento para cuidar da saúde mental dos pequenos e buscar por um atendimento
psicológico infantil.
A escolha é de grande importância, evitando que os problemas
enfrentados pela criança não tomem proporções maiores, de maneira que a
influencie negativamente em outras fases da infância.
Até porque, contar com a psicoterapia infantil é uma forma de
prevenção de problemas psicológicos que poderão surgir com o passar dos anos.
O que é a Psicoterapia Infantil
A psicoterapia infantil é uma técnica adotada na psicologia que
ajuda crianças e adolescentes a enfrentar certas dificuldades com as suas
emoções ou comportamentos.
Esse tipo de atendimento psicológico infantil pode envolver
uma criança individualmente, um grupo de crianças ou até mesmo um grupo de
famílias para tratar sobre angústias, medos, inseguranças junto com os pais.
O grande objetivo da psicoterapia infantil é promover uma
infância saudável, por meio de técnicas aplicadas que ajude a criança a ter uma
melhor qualidade de vida. Dentre as técnicas, está a ludoterapia, que auxilia na
expressão das emoções de cada criança através de brincadeiras, apresentadas
pela psicoterapeuta em Vitória – ES.
Neste momento, o profissional exerce a função de facilitador,
capaz de identificar os conflitos e auxiliar na busca de melhores alternativas
para lidar com medos e situações traumatizantes, bem como orientar os pais como
intervir diante dessas vivências.
Como funciona a Psicoterapia para crianças?
A psicoterapia infantil é realizada por meio de sessões junto
ao pais, na qual o psicoterapeuta em Vitória – ES faz entrevistas iniciais para
reunir informações sobre a história da criança, a fim de conhecer a dinâmica da
família em que a criança está inserida.
Dessa maneira, o psicológico consegue entender os problemas
enfrentados pela criança e avaliar o real objetivo do tratamento.
As próximas sessões são realizadas apenas com a criança, na
qual o atendimento psicológico infantil é realizado de forma lúdica, isso
porque, as crianças não expressam seus sentimentos e emoções como os adultos e tem
outras formas de comunicações.
Portanto, as técnicas aplicadas na psicoterapia infantil são
realizadas por meio de brincadeiras, o que permite a criança se expressar
melhor e encontrar soluções para enfrentar e se posicionar diante do mundo.
Apesar da grande parte das sessões ao longo da psicoterapia
infantil ser feita somente com a criança, são agendados encontros periódicos
com os pais, até porque, a participação deles nesse momento é fundamental para
sua evolução.
Benefícios da Psicoterapia Infantil
São muitos os benefícios da psicoterapia para crianças, além
de promover uma vida emocional equilibrada, ensina as crianças de forma lúdica
a importância de compreender as emoções para enfrentar os conflitos de forma
saudável.
O tratamento também beneficia os pais, que são orientados a
como lidar com os problemas enfrentados pelos seus filhos(as), ajudando-os a
enfrentar dificuldades que antes eram impossíveis de serem trabalhadas.
Como perceber se meu filho (a) precisa de psicoterapia?
São vários os sinais de que seu filho(a) possa estar
precisando de psicoterapia infantil, principalmente quando percebe que ele está
enfrentando alguma dificuldade que nem você mesmo consegue entender o motivo.
Dificuldades no relacionamento com as pessoas, na atenção ou
aprendizado são alguns dos aspectos relevantes para buscar auxílio de uma
psicoterapeuta em Vitória – ES.
Porém, existem outros tipos de comportamentos que podem
indicar a necessidade desse tipo de atendimento psicológico infantil, tais
como: choro excessivo, irritabilidade constante, timidez excessiva, birras e
malcriações, isolamento, agressividade, medo de ficar em determinado ambiente
sozinho, ciúmes, necessidade extrema de proximidade com os pais, dificuldades
escolares, recusa em ir à escola de forma repentina, demora a falar ou andar, separação
dos pais, perda de algum familiar ou mudanças no comportamento em geral.
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